domingo, 18 de outubro de 2009

E começou de novo o horário de verão

O horário de verão voltou a nos aterrorizar nesse domingo, e o mais incrível é que todos nós sabemos que todo ano tem, mas nem por isso acostumamos!
Então, nada melhor do que começar explicando um pouco da história do mesmo.

A história do horário de verão

O horário de verão foi cogitado pela primeira vez em 1784, por Benjamin Franklin, um dos homens mais influentes da história política e científica dos Estados Unidos. Partindo da observação de que, durante parte do ano, nos meses de verão, o sol nascia antes que a maioria das pessoas se levantasse, ele concluiu que, se os relógios fossem adiantados, a luz do dia poderia ser mais bem aproveitada.

A idéia, na época, não chegou a sair do papel. Em 1907, na Inglaterra, um construtor chamado William Willett, membro da Sociedade Astronômica Real, deu início a uma campanha que propunha alterar os relógios no verão para reduzir o que classificava de "desperdício de luz diurna". Willett morreu em 1915, um ano antes de a Alemanha adotar sua tese e se tornar o primeiro país no mundo a implantar o horário de verão.

Já no Brasil, a história do horário de verão teve início na década de 30, pelas mãos do então presidente Getúlio Vargas: sua versão de estréia durou quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Depois de 18 anos sem sua instituição, o horário de verão foi novamente adotado devido à queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, por volta de 1985/86. Após esse período, o horário de verão passou a ocorrer em todos os anos.



Piadinha do Dia

Tinha acabado de entrar o horário de verão. Estava a velhinha, que não entendia porra nenhuma disso, com a netinha no ponto de ônibus. Perto, dois caras conversando. Um pergunta pro outro:
- João, que horas são?
- Três na nova e duas na velha! - Responde o outro.
E a velha:
- E CINCO NA SUA MÃE, SEU FILHO DE UMA P...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário